pt Português

Como enviar documentos pelo Meu INSS? Veja o passo a passo

Como enviar documentos pelo Meu INSS

Depois da pandemia, diversos serviços que até então eram presenciais migraram para o universo virtual; com o sistema de seguridade social não seria diferente. Porém, tem muita gente relatando dificuldades com a ferramenta e quer saber como enviar documentos pelo Meu INSS.

Se você também tem essa dúvida, saiba que essa plataforma online esconde alguns detalhes e a falta de informações pode barrar todo o processo. É por isso que um bom conselho é buscar auxílio com sindicatos de classe, que estão acostumados com a operação e podem auxiliar trabalhadores e trabalhadoras a enviar a documentação sem erros.

De todo modo, se você quer fazer essas transações sem auxílio, vamos mostrar neste conteúdo como enviar todos os documentos solicitados pelo Meu INSS.  Vem ver!

Como enviar documentos pelo Meu INSS?

Em primeiro lugar, você precisa fazer o cadastro no Portal Meu INSS, caso ainda não tenha. Clique aqui para > acessar o site, aqui para baixar o app para > Android, e aqui para > IOS. Após, é preciso fazer o requerimento do pedido.

Por exemplo, para requerer auxílio doença, você deve acessar o menu Serviço > Benefícios > Auxílio Doença. Depois é só clicar em agendar perícia e seguir os passos solicitados, como digitalização e envio de documentos.

Formato exigido

Envie sempre documentos:

  • Coloridos;
  • Originais;
  • Em PDF;
  • Legíveis;
  • Sem sombras ou reflexos.

Não envie documentos em JPEG, PNG ou qualquer outro formato.

Se puder, opte por digitalizar os documentos com scanner. Se isso não for possível, fotografe em local iluminado e com uma boa resolução.

Agora, vamos mostrar o passo a passo para enviar os documentos ao INSS para quem já tem o cadastro e já iniciou o requerimento:

Passo 1: consultar pedido

Uma vez que você tenha realizado o pedido, faça o Login na página ou app e siga as seguintes orientações:

Na página do Meu INSS, acesse o menu Serviços > Mais Acessados > Consultar Pedidos.

Print da página do Meu INSS com o passo Como enviar documentos pelo Meu INSS

Se você já solicitou um benefício e ele está pendente para o cumprimento de exigência, veja no vídeo abaixo como enviar pelo Meu INSS os documentos que estão faltando.

 

Passo 2: cumprimento de exigências

Aqui, existem duas situações. Se a plataforma já criou uma “exigência”, o que você deve fazer é voltar para o menu inicial e clicar em “Cumprimento de exigência”, na página de Serviços.

Print da página do Meu INSS com o botão cumprimento de exigências

Fazendo isso, você verá um espaço para anexar a documentação.

Por outro lado, se o INSS ainda não abriu exigência, você deve selecionar o requerimento, onde a documentação será anexada. Nesse caso, clique em “Detalhar”:

Print da página do Meu INSS com o detalhars

Passo 3: Envio pela aba “Anexos”

Ao clicar em “Detalhar”, a plataforma abrirá todos os detalhes do requerimento. Na parte superior, haverá a aba “Anexos”, onde você poderá acompanhar toda a movimentação e anexar os documentos solicitados.

Print da página do Meu INSS com a aba anexos

Passo 4: Envio pela aba “Detalhamento”

Uma vez que o INSS tenha criado a exigência, ela aparecerá na aba “Detalhamento”. Nesse caso, outra opção para anexar os arquivos é rolar a página do detalhamento até o final, onde aparecerá um botão para anexar a documentação.

Print da página do Meu INSS com a aba detalhamento

O próximo passo é enviar os anexos com o formato exigido e aguardar a resposta do Instituto. E não esqueça de acompanhar a situação e verificar se o INSS fará novos pedidos de cumprimentos de exigências.

Como você viu, não há muito segredo nesse processo, porém, ele exige bastante atenção de quem solicita, é por isso que reforçamos a importância de buscar auxílio profissional com o sindicato da sua categoria. Clique aqui para ver os contatos dos Sindicatos da Agricultura Familiar de Santa Catarina.

Agora que você entendeu como enviar documentos pelo Meu INSS, sugerimos que conheça o novo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Mais postagens

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.