Pesquisar
Close this search box.
acesso rápido

SPDH - FETRAF

NOSSO PROJETO ESTRATÉGICO

  • REPENSANDO PROCESSOS 

Os três últimos anos nos deixaram com muitas preocupações sobre o futuro da sociedade humana – precisamos avaliar profundamente e mudar os rumos nas questões ambientais, sociais e políticas. 

Também junto à agricultura familiar vivemos momentos difíceis e muita insegurança, que nos levam a avaliar e repensar sobre muitas coisas. E será deste exercício do pensar e problematizar realidades, que depois de muitos estudos, debates reunindo companheiros e companheiras históricos e comprometidos com a Agricultura Familiar, que construímos uma proposta que já vem trazendo resultados importantes. 

  • OS EIXOS CENTRAIS

Reanimar a Identidade da agricultura familiar como um modo de vida, e reafirmar seu papel na produção de alimentos saudáveis. Pois neste momento cuidar da saúde e o meio ambiente é algo que une o campo e a cidade.

Por isso estamos nos articulando com a experiência do Método de transição agroecológica massiva, que pode ser realizada com toda a agricultura familiar – que é o SPDH – Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, grãos e frutas. 

Essa proposta une campo e a cidade: no campo tem apresentado grandes resultados na diminuição dos custos em mais de 50%, sem diminuir e até aumentando a produtividade; na cidade a proposta de aproximação e articulação da produção e do consumo através de Feiras, vales feiras, cestas etc.

Também estamos nos desafiando na construção de uma nova proposta de cooperação e intercooperação entre campo e cidade. Para tal:

  • – Criou-se uma cooperativa estadual da Agricultura Familiar, uma cooperativa de energia solar da agricultura familiar – que pode vai favorecer também os trabalhadores e trabalhadoras da cidade – 
  • – No campo também, estamos facilitando o acesso e mais adiante a produção de semente de milho, feijão, soja e trigo… 

Isso já não é mais promessa, pois muito disso já estamos construindo e realizando junto à Fetraf de SC e algumas entidades parceiras.

Mas para tal, temos claro também a importância da construção para além dos processos políticos de discussão, elaboração e implementação de uma nova proposta, também a construção de políticas públicas de apoio, incentivo, viabilidade ao que este grande projeto se propõe junto aos agricultores. O que reafirma a importância da presença e papel fundamental do estado para fortalecer e potencializar este importante projeto estratégico para a agricultura familiar, para a saúde do campo e da cidade e para o meio ambiente.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.