pt Português

Fetraf-SC lança cartilha sobre prevenção da Covid-19

Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que vivemos uma pandemia do novo coronavírus, chamado de Sars-Cov-2. Países do mundo inteiro, passaram a tomar medidas efetivas de isolamento social. Aqui no Brasil não foi diferente.

Contudo, com liberações e flexibilizações, atualmente, as pessoas podem circular livremente pelas ruas. Desde que sigam alguns critérios de proteção, como usar máscaras, manter distância, evitar contato físico e não se aglomerar nos espaços.

A pandemia que está praticamente em todos os países do mundo, atinge diretamente a área da saúde, social e econômica. Com um Sistema Público de Saúde sucateado, falta de investimentos na área da tecnologia, ciência e pesquisa, o Brasil lida ainda com o descaso do presidente, que trata as infecções causadas pelo vírus como “gripezinha”.

Até o momento são cerca de 6 MILHÕES de pessoas infectados em todo o mundo, e mais de 370 mil pessoas mortas. Somente no Brasil, 28 mil pessoas perderam suas vidas.

Desde o início da pandemia os agricultores e agricultoras familiares estão entre os cidadãos mais afetados. Com dificuldade para produzir, colher e comercializar a produção, buscam alternativas para seguir em frente e não perecer.

A Fetraf-SC, Federação que representa a Agricultura Familiar em SC, vêm desenvolvendo debates e ações para amenizar os impactos da crise social e econômica, em decorrência da pandemia.

A exemplo do Auxílio Emergencial que através dos debates com entidades como a Fetraf-SC, foi possível garantir o benefícios aos brasileiros. Outro exemplo é a Ação Solidária da Agricultura Familiar de Santa Catarina, presente em mais de 65 pontos em todo estado, recolhendo alimentos e materiais de proteção, que serão doados às pessoas carentes.

Em vista deste cenário, a Fetraf-SC, resolveu organizar uma cartilha para orientar sobre os cuidados com a saúde, neste momento que é necessário proteger a vida de todos.

No material, há uma contextualização da pandemia e pontos importantes que estão no dia a dia do agricultor e agricultora familiar. São os pequenos detalhes que fazem a diferença, e todo o cuidado é pouco.

Na visão de Jandir Selzler, coordenador da Fetraf-SC, este material serve como suporte para quem no dia a dia, atarefado e preocupado com o trabalho, possa entender e visualizar maneiras de se proteger.

“A Cartilha de Orientação elaborada pela Federação, é uma ferramenta clara, objetiva e concisa.  O agricultor e agricultora lá na propriedade, vão acessar o material de modo online, em imagem ou PDF, e estarão muito bem informados. Afinal, representamos a agricultura familiar catarinense, e é o nosso papel dar o suporte necessário para quem produz mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros”, afirma.

Com 14 páginas de conteúdo resumido e lúdico, a Cartilha será enviada a todos os Sindicatos Filiados e disponibilizada em todas as redes de comunicação da Fetraf-SC. Com isso, o acesso será gratuito, rápido e prático.

O professor, Neuri Alves, assessor de Formação e Elaboração na Fetraf Santa Catarina, comenta a importância de uma cartilha específica para agricultores e agricultoras familiares.

‘’Vivemos o auge da informação escrita, falada, ilustrada e compartilhada através de poderosos mecanismos de comunicação socializante como a internet. Se por um lado o mundo virtual encurtou distância, facilitou acessos, de outro, virou problema com a compartilhamento informações falsificadas e desorientadoras através das fake news. Por isso, enquanto entidade que representa milhares de agricultores em Santa Catarina, produzir um material especifico é uma forma da FETRAF transmitir segurança, para que nossos agricultores acessem as informações contendo os protocolos médicos científicos de cuidados e prevenção a COVID19. Que façamos bom uso deste instrumento. – Aqueles que negam irresponsavelmente a gravidade deste momento como faz o presidente do Brasil, precisam de cuidados com a saúde mental. – Boas energias e saúde aos nossos agricultores e agricultoras.’’, conclui.

Aqui você pode acesse o material em pdf

Aqui você acessar o material online:

https://www.flipsnack.com/fetrafsc/cartilha-de-preven-o-ao-novo-coronav-rus.html

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetraf-SC.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Mais postagens

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.