pt Português

“Não lembro de ter visto uma feira como essa no Oeste”, diz agricultora que estará na 2ª edição

feirante na feira da agricultura familiar

Depois do sucesso da primeira edição, 2ª Feira da Agricultura Familiar terá mais de 40 feirantes no Oeste de SC!

Um circuito regional de feiras da Agricultura Familiar vem atraindo a atenção de milhares de consumidores do Oeste de Santa Catarina que procuram alimentos saudáveis, artesanatos, flores, chás e diversos produtos que vêm do campo.

As feiras, organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Seara e Região (SINTRAF-SR), entre outras entidades do campo, acontecem nos municípios de Itá, Paial e Xavantina, além de Seara, que já recebeu a 1ª Feira, no dia 7 de maio.

Depois do sucesso da primeira edição, desta vez o município de Paial recebe os mais de 40 feirantes da Agricultura Familiar. A Feira, que acontece no dia 2 de julho na Praça Municipal, vai reunir trabalhadores do campo de cinco municípios da base do SINTRAF-SR; os quatro já mencionados, mais Arvoredo.

Primeira edição

Eder Tochetto na feira da agricultura familiar
Para Eder Tochetto, as feiras também são importantes para que a população possa acessar os produtos da Agricultura Familiar (Foto: Divulgação/Mayara Magri)

Eder Tochetto, coordenador do SINTRAF-SR, avalia que a primeira edição superou todas as expectativas, recebendo um público aproximado de 4 mil consumidores, “esses eventos são fundamentais não apenas para a Agricultura Familiar, que precisa direcionar a sua produção, mas também para a população, que pode acessar os produtos da nossa terra com mais facilidade”.

Deomira Battistella, feirante que participou da primeira edição, concorda com o coordenador. Para ela, as feiras são essenciais para que a Agricultura Familiar do Oeste possa mostrar o que tem, “foi um sucesso, eu não lembro de ter visto uma feira como essa na região”, comenta.

Segunda edição

Folder da segunda edição da Feira

A agricultora familiar, que tem uma propriedade com a família na comunidade Linha Bonita, em Seara, produz mudas de hortaliças, ervas medicinais e flores. Ela conta que estará presente também na 2ª Feira da Agricultura Familiar, em Paial.

Segundo Deomira, por seu caráter regional, essas feiras costumam ser mais amplas e atrair um público maior, “porque tem uma gama enorme de produtos, artesanatos, mudas, frutas, verduras e até alimentos pra consumir na hora”.

Eder Tochetto acrescenta que a ideia é fazer inicialmente as quatro feiras em cada município e, após, avaliar a demanda para planejar os próximos eventos.

Depois de Paial, a Feira acontecerá em Itá, nos dias 16 e 17 de julho. Já em Xavantina, a Feira será em agosto, em data a ser definida.

 

Veja alguns registros da primeira edição da Feira, que aconteceu em maio, em Seara (Fotos: Mayara Magri):

Facebook
Twitter
WhatsApp

Mais postagens

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.