Vitória para a Agricultura Familiar: SINTRAF-SR conquista Registro Sindical

agricultores em pé sobre a terra

Entidade, que atua há 15 anos com agricultores e agricultoras familiares, é a única representante da categoria em Seara, Itá, Paial e Xavantina.

 

Mais de 1.300 famílias de comunidades rurais do Oeste de Santa Catarina foram beneficiadas pelo reconhecimento do Ministério da Economia ao SINTRAF-SR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Seara e Região), entidade da base da FETRAF-SC.

A organização teve o Registro Sindical homologado em 16 de maio, e é o único órgão de representação, defesa e organização de todos os agricultores e agricultoras familiares de Seara, Itá, Paial e Xavantina.

Segundo o coordenador do Sindicato, Eder Tochetto, o Registro veio para reiterar o trabalho que já vem acontecendo há 15 anos no SINTRAF; organização que se propõe a ser uma ferramenta para dar suporte e representar os trabalhadores do campo.

“Além do atendimento, apoio na organização e prestação de informações e de serviços, representamos a defesa de direitos sociais e de políticas públicas”, aponta o dirigente.

Agricultura Familiar fortalecida

agricultores comemoram vitória do sindicato
Há 15 anos a Agricultura Familiar de Seara e região conta com o apoio do SINTRAF-SR (Foto: Divulgação/SINTRAF-SR)

De acordo com dados levantados através da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), 90% das famílias que vivem nas áreas rurais da região de Seara são caracterizadas como Agricultura Familiar.

Essa categoria, segundo o IBGE, gera mais de 70% dos empregos no campo, número que sobe para 90% em municípios de pequeno porte. Para o SINTRAF, as estatísticas reafirmam a importância de investir no fortalecimento das entidades representativas.

O Sindicato reforça que qualquer agricultora ou agricultor da região pode procurar o SINTRAF em Seara, na Rua do Comércio, 156, Centro, e apresentar a sua filiação para ter acesso a todos os serviços.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Mais postagens