A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF-SC) vem a público repudiar veementemente a publicação feita pelo governo Federal, através de sua Secretaria de Comunicação, em alusão ao Dia do Agricultor, que acontece em 28 de julho.
A referida publicação pretende “homenagear”, de uma maneira bastante cínica, os agricultores brasileiros. Isso porque, junto com o texto publicado, a comunicação oficial do governo Federal achou razoável incluir a foto de uma pessoa armada com uma espingarda em meio à plantação. Foto esta que consta no banco de imagens da GettyImages pelo valor de R$ 3 mil, vale ressaltar.
Nossos agricultores e agricultoras familiares não podem, sob nenhuma hipótese, receber essa comparação absolutamente esdrúxula. Esses trabalhadores, cuja carga horária é pelo menos o dobro da jornada de qualquer parlamentar que venha ocupar um cargo político – que ajudam a combater a fome deste país e garantir nossa soberania alimentar – não merecem esse tratamento antiético e imoral, para não dizer criminoso.
Queremos reforçar que criminosas são as políticas públicas que vêm destruindo direitos básicos nesses últimos três anos, penalizando nossa Agricultura Familiar e toda a sociedade brasileira, que consta novamente no mapa da fome mundial.
Não aceitaremos e não nos calaremos diante dessa notória falta de respeito com os trabalhadores do campo!
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF-SC)