Diálogo Internacional: FetrafSC e Wervel da Bélgica  

Os tempos são outros, mas a realidade é processo de mediação e reaproximação do que já fizemos muito até o inicio deste milênio, que é era a realização de ‘Diálogos e Intercâmbios Internacional para debater a realidade da Agricultura Familiar no Brasil e de modo especial também no continente Europeu.

A agricultura familiar do Sul tem em seu DNA organizativo esta experiência com organizações europeias para um diálogo intercooperativo entre atores sociais do campo. Visando retomar esse processo como estratégia de organização e luta, a Fetraf Santa Catarina, que possui um diálogo permanente com Luc Vankrunkelsven, fundador e dirigente da Wervel, esta entidade com sede em Bruxelas (Bélgica) desde sua origem tem uma trabalho de organização e dialogo intercooperativo com os agricultores e consumidores para uma agricultura ambientalmente responsável, socialmente intercooperativa e economicamente justa. E entidade, que além do compromisso com a democracia no sistema de produção agrícola e alimentar, assume agendas internacional com a defesa da preservação do Bioma Cerrado no Brasil.

Na atividade desta terça-feira, as organizações dos dois lado do oceano atlântico vão apresentar um pouco da realidade e desafios presente na agricultura familiar nos dois continentes, com um foco especial nas realidades da Bélgica, de modo especial na Região Sul do Brasil. O Tema mediador será: ‘Impactos do Acordo Mercosul e União Europeia na Agricultura Familiar do Brasil e Europa’, tema este que deve ser retomado com força no Brasil, principalmente por tratar-se de ano eleitoral e os processos que envolvem tão importante setor da economia. Para mediação e debates na mesa virtual, os convidados são:

  • Jandir Selzler – Coordenador da Fetraf Santa Catarina (Brasil)
  • Rui Valença – Coordenador da Fetraf Sul (Brasil)
  • Luc Vankrunkelsven – Wervel (Bélgica)
  • Profª. Dra Larissa Mies Bombardi (Bélgica)

 

A atividade virtual será no idioma português, e contará ainda com a participação de lideranças, dirigentes, organizações e convidados da agricultura familiar de ambos os países. Entre os objetivos, estabelecer uma agenda permanente de ‘Diálogos Internacional’ entre a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FetrafSC) com a Wervel (e parceiros da entidade na europa), para tratar dos grandes desafios enfrentados pelos agricultores e agricultoras de pequenas propriedades no Brasil e Europa.  Não há saída para nós fora do campo do diálogo, da organização e prática social, da disputa do projeto de sociedade. Sem diálogo, não somos – ‘’o diálogo cria base para colaboração’’ disse Paulo Freire.

 

Prof. Neuri A Alves

– Assessoria de Formação, Elaboração e Articulação Estratégica

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Mais postagens