Agricultura Familiar já pode declarar o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR)

Agricultura Familiar ITR.jpg

Desde o do dia 16 de agosto, a Agricultura Familiar deve fazer a declaração do ITR, com data limite até 30 de setembro. Quem não fizer a entrega corre o risco de receber uma multa pelo atraso. Veja como fazer!

 

A Receita Federal do Brasil já está recebendo a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Rural (DITR). Empresas e pessoas físicas, proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural, inclusive a usufrutuária, devem fazer a declaração até o dia 30 de setembro, ou pode haver multa.

A entidade lembra que quem perdeu a posse ou o direito de propriedade do imóvel a partir de 1º de janeiro de 2021, também deve declarar o ITR. A exceção fica apenas para imunes ou isentos.

A Instrução Normativa 2.040 de 30 de julho de 2021, que define as regras para a DITR/2021, orienta que a declaração deve ser feita de maneira eletrônica, utilizando o programa disponível no site do órgão. Na entrega, devem constar o Documento de Informação e Atualização Cadastral do Imposto Territorial Rural (Diac), além do Documento de Informação e Apuração do Imposto Territorial Rural (Diat).

Agricultura Familiar tem suporte para fazer o ITR

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF-SC), alerta para que os agricultores não percam o prazo, sob pena de receberem uma multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

Segundo a organização, todos os 35 Sindicatos associados (SINTRAF`S), presentes no território catarinense, estão preparados para receberem essa demanda e orientar os trabalhadores do campo.

Clique aqui para acessar as informações e localização de cada Sindicato.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Mais postagens

Agricultura Familiar Esocial

Agricultura Familiar agora deve declarar ao eSocial todos os meses

Veja como a Agricultura Familiar deve informar a comercialização da sua propriedade ao eSocial para não ter problemas com o …

Nova gestão da Assintraf

São Miguel do Oeste: nova gestão da ASSINTRAF é eleita e empossada

A Agricultura Familiar de Santa Catarina comemora o fortalecimento de mais uma entidade filiada à FETRAF-SC. A nova gestão da …

Bolsonaro veta PL da agricultura familiar

Bolsonaro veta auxílio para agricultores familiares

PL 823 previa a criação de linhas de crédito e auxílio de R$ 2,5 mil para as famílias que vivem …