Federações da Contraf Brasil realizaram um balanço das ações e avanços na Agricultura Familiar, durante o Encontro da Coordenação Geral Nacional, que segue até esta sexta-feira (22).
As lideranças sindicais e representantes das Fetrafs e Sintrafs, presentes no evento, deliberaram pela intensificação dos trabalhos na base por meio da organização sindical. O objetivo é fortalecer os processos de produção de alimentos saudáveis, de comercialização e inserir cada vez mais a juventude e as mulheres nos espaços de decisão e poder, que impactam no desenvolvimento da Agricultura Familiar.
“Será nossa prioridade fixar nas nossas próximas jornadas e agendas políticas a bandeira da organização sindical através do trabalho na base. Essa é a orientação quando analisamos que a história da organização da Agricultura Familiar surgiu justamente com nossos movimentos. Portanto, nosso apontamento é empoderar o povo que fez a luta enquanto Fetrafs e Sintrafs para continuarmos avançando”, diz Josana Lima, secretária Geral da Contraf Brasil.
Na programação de hoje acontece alguns trabalhos em grupo com as temáticas:
- Lutas e pautas estratégicas;
- Organização da produção, agroindustrialização, comercialização e cooperativismo;
- Organização sindical e formação;
- Sustentabilidade financeira do sistema SINTRAF- FETRAF-CONTRAF-BRASIL
Ainda, haverá uma palestra com o tema “Desafios das Organizações frente à atual conjuntura”, onde reunirá representantes e lideranças sindicais de várias organizações em defesa do desenvolvimento sustentável no campo, entre elas: CUT, MPA, MST, MAB, MMC, UNICAFES, ASA, UNISOL, UNICOPAS.
Fonte: Patrícia Costa / Contraf-Brasil