LUC VANKRUNKELSVEN – 20 anos de intercâmbio Brasil-Europa: Otimismo, Esperança e Realismo

COMPARTILHE ISSO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Há mais de quinze anos a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Santa Catarina estabelece uma relação com Wervel, uma entidade Belga que tem como princípio trabalhar por uma agricultura sustentável, com preços justos aos agricultores, impacto responsável no meio ambiente e na sociedade. Seu fundador, Luc Vankrunkelsven é um parceiro da Fetraf-SC e Fetraf Sul desde o ano de 2006 com intercâmbios Brasil e Europa.

Este viajante incansável, que nutria desde a infância amor aos povos originários de nosso Brasil, quando adulto, realizou o sonho de aliar trabalho com o encontro aos povos das florestas, das águas, comunidades tradicionais deste país continental. Não só, ele estabeleceu uma plataforma de relações com os movimentos e organizações do campo e cidade. Seu trabalho abriu portas em Universidades, Institutos Federais, Escolas públicas e privadas, onde estabeleceu uma agenda de diálogos, troca de saberes para outro mundo possível. Neste Período, escreveu mais de uma dezenas de livros traduzidos também para o Português. Em seus livros, se encontram um retrato deste imenso país, uma colcha de retalho costurada com maestria para uma leitura mais realista, experiências com doses homeopáticas de otimismos e razão para seguirmos nutrindo esperança.

Neste ano, este Belga incansável viria ao Brasil para nova rodada de agendas, mas a pandemia que colocou o planeta em ‘Stand by’, alerta total, ceifou milhares de vidas e ameaçou outros milhões, fez com que este andante narrador de realidades adiasse sua viagem que incluía o lançamento de seus dois últimos livros: ‘PÉS EM TERRAS BRASILEIRAS – Uma Busca pelos Povos Tradicionais’, um livro tratando de seus vinte anos de viagens ao Brasil, o encontro com os povos originários, e as vivências com as alternativas de produção responsável na agricultura. – O segundo livro ‘UM MUNDO DE ESCRAVIDÃO OCULTA – Impressões ao longo do caminho’ fazendo um retrato dos contrastes deste país de grandes extensões de terra, mas imensa exclusão e velada escravidão, assim como, faz recortes de alternativas esperançosas que emergem da organização e luta de homens e mulheres do campo que sonham e demonstram no fazer, que outro mundo é possível. 

Na impossibilidade de vir ao Brasil fazer o lançamento presencial destas duas belas obras, organizou em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudoeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) o ‘Lançamento Virtual’ (Webinário) com as participações de: Neuri A. Alves, filósofo e professor que assessora as entidades da Agricultura Familiar no Sul através da Fetraf Santa Catarina e também colaborador voluntário da Wervel no Brasil para a Causa do Cerrado. – Participação especial do Monge Beneditino Marcelo Barros, escritor de dezenas de livros, um dos maiores Teólogos latino americano, biblista e conferencista mundial. – Participação de Luciana Ferreira, Professora Dra. da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus Matinhos no Litoral, especialista em artes, responsável pelo lindo trabalho de ilustração de vários livros do escritor, através de projetos com crianças e comunidades tradicionais dos programas de extensão na região. – Participação do Prof. Eli de Jesus, Doutor em Agroecologia, pesquisador IF Sudeste MG. – E a colaboração fundamental de Pedro Rocha, quadro técnico do IF Sudeste MG que organizou os trabalhos na plataforma da instituição, possibilitando o lançamento dos dois livros do autor na plataforma do instituto federal.

Segundo Prof. Neuri que assessora atividades na Fetraf-SC, os dois Livros do escritor belga Luc Vankrunkelsven vão estar disponíveis para venda no mês de Janeiro, enquanto isso, você pode apreciar como estão incríveis os livros no que disseram os participantes no lançamento virtual.

Assista aqui neste link: https://www.youtube.com/watch?v=15L29aDPgiM 

Pedidos podem ser feito no e-mail.: luc@wervel.be

Comunicação Fetraf Santa Catarina

MAIS INFORMAÇÕES PARA VOCÊ