Fetraf-SC lança cartilha sobre prevenção da Covid-19

COMPARTILHE ISSO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que vivemos uma pandemia do novo coronavírus, chamado de Sars-Cov-2. Países do mundo inteiro, passaram a tomar medidas efetivas de isolamento social. Aqui no Brasil não foi diferente.

Contudo, com liberações e flexibilizações, atualmente, as pessoas podem circular livremente pelas ruas. Desde que sigam alguns critérios de proteção, como usar máscaras, manter distância, evitar contato físico e não se aglomerar nos espaços.

A pandemia que está praticamente em todos os países do mundo, atinge diretamente a área da saúde, social e econômica. Com um Sistema Público de Saúde sucateado, falta de investimentos na área da tecnologia, ciência e pesquisa, o Brasil lida ainda com o descaso do presidente, que trata as infecções causadas pelo vírus como “gripezinha”.

Até o momento são cerca de 6 MILHÕES de pessoas infectados em todo o mundo, e mais de 370 mil pessoas mortas. Somente no Brasil, 28 mil pessoas perderam suas vidas.

Desde o início da pandemia os agricultores e agricultoras familiares estão entre os cidadãos mais afetados. Com dificuldade para produzir, colher e comercializar a produção, buscam alternativas para seguir em frente e não perecer.

A Fetraf-SC, Federação que representa a Agricultura Familiar em SC, vêm desenvolvendo debates e ações para amenizar os impactos da crise social e econômica, em decorrência da pandemia.

A exemplo do Auxílio Emergencial que através dos debates com entidades como a Fetraf-SC, foi possível garantir o benefícios aos brasileiros. Outro exemplo é a Ação Solidária da Agricultura Familiar de Santa Catarina, presente em mais de 65 pontos em todo estado, recolhendo alimentos e materiais de proteção, que serão doados às pessoas carentes.

Em vista deste cenário, a Fetraf-SC, resolveu organizar uma cartilha para orientar sobre os cuidados com a saúde, neste momento que é necessário proteger a vida de todos.

No material, há uma contextualização da pandemia e pontos importantes que estão no dia a dia do agricultor e agricultora familiar. São os pequenos detalhes que fazem a diferença, e todo o cuidado é pouco.

Na visão de Jandir Selzler, coordenador da Fetraf-SC, este material serve como suporte para quem no dia a dia, atarefado e preocupado com o trabalho, possa entender e visualizar maneiras de se proteger.

“A Cartilha de Orientação elaborada pela Federação, é uma ferramenta clara, objetiva e concisa.  O agricultor e agricultora lá na propriedade, vão acessar o material de modo online, em imagem ou PDF, e estarão muito bem informados. Afinal, representamos a agricultura familiar catarinense, e é o nosso papel dar o suporte necessário para quem produz mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros”, afirma.

Com 14 páginas de conteúdo resumido e lúdico, a Cartilha será enviada a todos os Sindicatos Filiados e disponibilizada em todas as redes de comunicação da Fetraf-SC. Com isso, o acesso será gratuito, rápido e prático.

O professor, Neuri Alves, assessor de Formação e Elaboração na Fetraf Santa Catarina, comenta a importância de uma cartilha específica para agricultores e agricultoras familiares.

‘’Vivemos o auge da informação escrita, falada, ilustrada e compartilhada através de poderosos mecanismos de comunicação socializante como a internet. Se por um lado o mundo virtual encurtou distância, facilitou acessos, de outro, virou problema com a compartilhamento informações falsificadas e desorientadoras através das fake news. Por isso, enquanto entidade que representa milhares de agricultores em Santa Catarina, produzir um material especifico é uma forma da FETRAF transmitir segurança, para que nossos agricultores acessem as informações contendo os protocolos médicos científicos de cuidados e prevenção a COVID19. Que façamos bom uso deste instrumento. – Aqueles que negam irresponsavelmente a gravidade deste momento como faz o presidente do Brasil, precisam de cuidados com a saúde mental. – Boas energias e saúde aos nossos agricultores e agricultoras.’’, conclui.

Aqui você pode acesse o material em pdf

Aqui você acessar o material online:

https://www.flipsnack.com/fetrafsc/cartilha-de-preven-o-ao-novo-coronav-rus.html

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetraf-SC.

MAIS INFORMAÇÕES PARA VOCÊ