pt Português

Chapa Única é eleita para a direção da FETRAF/SC e comandará os próximos 4 anos da entidade

Foto: Pricila Baade – CUT/SC

Única chapa de consenso candidata para a Direção Executiva da FETRAF de Santa Catarina é eleita com 97% dos votos e estará à frente da Federação no mandato de 2023 à 2027.

A FETRAF Santa Catarina a cada 4 (quatro) anos passa por um processo eleitoral para eleger uma nova Direção Executiva e neste último ano do mandato de 2019 à 2023, não foi diferente.

Durante o IV Congresso da Agricultura Familiar de Santa Catarina, que ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro de 2023 em Chapecó-SC,  foi apresentada e aprovada por unanimidade a Chapa Única candidata à Direção Executiva da entidade, e também, os Conselheiros Fiscais, os dirigentes das microrregiões para composição da Direção Ampliada e a Comissão Eleitoral.

É importante salientar que o Congresso, realizado a cada 4 anos, é o orgão máximo deliberativo da entidade, o qual, apresenta diversas finalidades, entre elas: aprovar o projeto político e o plano de ação da FETRAF/SC e dos sindicatos regionais filiados à ela para os próximos mandatos, eleger a comissão eleitoral, aprovar o edital de convocação das eleições e o regimento eleitoral e as inscrições das chapas.

O período das votações aconteceu entre os dias 06 à 13 de novembro, tendo como local os SINTRAF’S, além disso, concomitante acontecia as eleições internas dos próprios Sindicatos que elegiam suas novas lideranças. Destaca-se que o direito ao voto era reservado aos agricultores(as) associados(as) que estivessem com suas obrigações estatutárias em dia, os quais, poderiam escolher entre “Sim” e “Não” para eleger a chapa única para a direção da Federação.

Para fortalecer as eleições e garantir o direito ao voto, os representantes das comissões eleitorais se deslocavam adentro das comunidades dos seus municípios para coleta dos votos, em razão da dificuldade de deslocamento dos associados eleitores.

Segundo a Presidenta da Comissão Eleitoral da FETRAF, Zigue Timm, “foi um processo eleitoral que mobilizou e envolveu muitas entidades sindicais, mandatos de vereadores e de deputados estaduais e federais, do campo da esquerda”, além disso, ela coloca que para a realidade da agricultura familiar “o voto se recolhe na casa do agricultor e da agricultora e foi solicitado aos mesários e fiscais que se deslocassem até as propriedades, pois, os agricultores e agricultoras estão ocupados, ou na ordenha, ou no aviário, ou na capina, ou no trator… E foi uma experiência maravilhosa encontrá-los tocando as vacas, preparando o trato dos animais enquanto se recolhia os votos”. Ademais, Zique Timm afirma que ” foi a maior eleição concomitante, onde, foram 34 sindicatos da agricultura familiar que passaram pelo processo eleitoral, e numa condição de 15 mil associados, tivemos esse grande movimento do trabalho coletivo. E seguimos felizes nessa semana de eleição e de fortalecimento da democracia”.

No dia 14 de novembro, pelo período da noite, a Comissão Eleitoral finalizou a contagem dos votos para Direção da FETRAF/SC, tendo como seguinte resultado:

Número total de votantes: 5930

5808 votos SIM.

79 votos NÃO.

19 votos em branco.

24 votos nulos.

A chapa única, portanto, foi eleita com 97,94% dos votos.

Para Jandir Sezler, reeleito Coordenador Geral da FETRAF/SC, a quantidade expressiva de votos “foi uma excelente participação do quadro social da agricultura familiar da base da FETRAF/SC”. Além disso, ele coloca que a construção da chapa “foi um processo de amplo diálogo, de reuniões com as microrregiões e sindicatos, ouvindo as demandas e que portanto, a partir desse processo de escuta, foi possível a construção de uma chapa de consenso, uma chapa única”.

A posse da Direção Executiva do mandato 2023/2027 está prevista para ser efetuada durante a Plenária Estadual que será realizada em Florianópolis, em dezembro deste ano, na Alesc, com programação ainda não definida.

Foto: Pricila Baade – CUT/SC

Confira os cargos e os nomes eleitos para assumir a direção da FETRAF/SC para os próximos 4 anos.

DIREÇÃO EXECUTIVA

Coordenador Geral: Jandir José Selzler
Coord. Secretaria Geral e Comunicação: Rodrigo Preis
Coord. de Administração e Finanças: Eder Antônio Tochetto
Coord. da Política de Juventude: André Luiz Simonetti
Coord. da Política para as Mulheres Agricultoras Familiares: Monica Regina Fantinel Kuhn
Coord. da Política de Organização Sindical: Maikon Junior da Rosa
Coord. da Política de Formação: Dalvana Cordazzo
Coord. da Política de Organização da Produção, Agroecologia e Sustentabilidade: Rosângela Bonetti Vanderlinde
Coord. da Política de Acesso a Terra e Reforma Agrária: Mateus Ogliari
Coord. das Políticas Públicas: Ana Maria Vendrami

SUPLENTES DE DIREÇÃO

1ª Terezinha Aparecida Lamonatto Kohl
2º Antônio de Souza Franca
3ª Sandra Ferrari
4ª Marines Strapasson

CONSELHO FISCAL EFETIVOS

1ª Isolete Ludwig dos Santos
2º Marcelino Brusco
3º Elisabete M. Biehl

Conselho Fiscal Suplente

1ª Rosalina Kurek Belatto
2ª Decio Gratner
3ª Douglas Goergen

 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Mais postagens

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.