FETRAF - SC - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina
FETRAF - SC - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras
na Agricultura Familiar de Santa Catarina
Atendimento
49 . 3329 8987
48 . 3024 2053
WEBMAIL

NOTÍCIAS


Fetraf Santa Catarina participa do Seminário sobre Produtos Artesanais de Origem Animal


24/09/2019

A Fetraf de Santa Catarina, representada por Rita Maraschin, da direção da organização sindical, participou do Seminário sobre Produtos Artesanais de Origem Animal, promovido pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entre os dias 20 e 22, em Florianópolis.

Paralelo ao evento aconteceu também, pela primeira vez fora da cidade de São Paulo, o Prêmio Queijo Brasil, considerado o mais importante concurso de queijos artesanais do país.

O seminário, em meio ao Prêmio Queijo Brasil, teve como objetivo orientar os produtores sobre as ações necessárias para legalizar a produção de queijos e de outros alimentos artesanais.

Para a Fetraf de Santa Catarina, a ação apoia a produção da Agricultura Familiar ampliando a comercialização para além das agroindústrias. Na oportunidade, os agricultores e agricultoras apresentaram a necessidade do debate envolvendo temas relacionados a lei do micro produtor e a redução ou isenção do ICMS para a Agricultura Familiar.

O seminário contou com painéis sobre desenvolvimento rural sustentável, produtos artesanais, estudo microbiológico em queijos artesanais, influência do bem-estar animal e qualidade do leite, Programa Nacional de Controle e erradicação de Brucelose e Tuberculose, procedimento de inspeção em empresas de pequeno porte e o projeto do Selo Arte.

Quanto ao concurso - O Prêmio Queijo Brasil é um dos poucos concursos do mundo onde todos os produtores participantes recebem avaliações de seus queijos com comentários feitos pelos jurados. Cerca de 600 queijos de diversas regiões do Brasil e de tipos variados, entre tradicionais e inovadores foram apresentados no evento.

Fonte: Patrícia Costa / Contraf-Brasil







topo