FETRAF - SC - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina
FETRAF - SC - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras
na Agricultura Familiar de Santa Catarina
Atendimento
49 . 3329 8987
48 . 3024 2053
WEBMAIL

NOTÍCIAS


Sintraf de Quilombo promove Seminário Regional em Formosa do Sul


25/07/2019

Fruto da articulação do Sindicato da Agricultura Familiar de Quilombo e da Fetraf-SC, na segunda-feira (15), foi realizado o Seminário Regional em Formosa do Sul. A atividade teve como temática: “Produção de Alimentos Saudáveis e Perspectivas para a Agricultura Familiar”, na busca de promover o debate sobre a produção de alimentos saudáveis e às perspectivas da agricultura familiar no contexto atual frente aos desafios visualizados no horizonte. Além disso, dialogar sobre à organização política regional dos sindicatos da Agricultura Familiar.

O seminário contou com dois painéis de debates: o primeiro com o professor Neuri Adilio Alves, sobre a intervenção acerca dos desafios de produzir alimentos saudáveis no contexto hegemônico do grande agronegócio. Na sequência, o assessor da Cooperativa Central Sabor Colonial, Adaiano Machado, que apresentou a estrutura da cooperativa e às alternativas que agricultores a agricultoras têm para comercializar seus produtos.

Para o professor Neuri, debater essa temática é fundamental para potencializar à discussão acerca da alimentação saudável, em vista do direito humano à alimentação que antecede qualquer outra situação de natureza política ou econômica. “Neste planeta com mais de 800 milhões de pessoas passando fome, e destas, apontam às estimativas que, 150 milhões são crianças, não podemos fugir de nossos debates a defesa da Soberania e Segurança Alimentar, com uma agricultura que gere trabalho e renda, acesso e condições para produzir os próprios alimentos. Onde possamos tomar controle sobre nossos hábitos alimentares”, afirma.

Na visão do assessor da Coperativa Central Sabor Colonial, Adaiano Machado, ultrapassamos o limite do tolerável neste planeta com milhões de famintos, excluídos e condenados à morrer consumindo água contaminada e alimentos repletos de agrotóxicos. “É preciso escolher urgentemente o planeta que queremos e o que compreendemos por viver bem, e ainda, torcer para que no acaso, reste uma chance de reverter às inconsequentes ações já cometidas, às que persistem, e às que podemos evitar pela escolha agora”, conclui.

Fonte: Matheus Antonio Kraemer Jornalista / Assessor de Com. e Imprensa Fetraf-SC







topo